DESABAFO DE UMA EDUCADORA

            Nós professores do Estado do Ceará temos a lei e o povo do nosso lado, mas pelo que parece o governador está contando com a memória curta dos brasileiros, que em período eleitoral esquecem das atrocidades cometidas contra esse mesmo povo sofrido e explorado. Ter um povo bem instruído para quê? Para questionar os desmandos políticos?
           Onde está a líder máxima desta nação que em discurso de posse afirmou que os professores são as maiores autoridades desse país? Que autoridade nós temos se não podemos mais sequer ensinar aos nossos alunos que eles devem seguir as leis? Será que a presidenta está ciente que estamos retrocedendo na história e voltando ao coronelismo?
           Diante da realidade da EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL eu não sinto orgulho de ser brasileira. Sinto orgulho de ser professora grevista e fazer uso do único instrumento de luta que me resta, mesmo sabendo que até a greve hoje é tirada de nós com suspensões e ilegalidades, já que o judiciário, em sua maioria, favorece os poderosos em detrimento dos trabalhadores.
           Parece-me um tanto quanto confusa a posição da Assembleia Legislativa ao falar contra a corrupção, quando o que de fato podemos ver é que os ideais que temos são roubados de nós por aqueles que nos representam na casa do povo. Nossos deputados e deputadas precisam lembrar que só tem a capacidade de fazer aqueles discursos bonitos, embasados e envolventes porque foram EDUCADOS. Isso mesmo! Eles precisaram de professores. Que vergonha eu sentiria de ter sido professora deles. Aquela casa do povo se torna corrupta quando apoia os desmando de um governo que rouba da população o direito a uma educação de qualidade. É isso que a valorização do magistério e o 1/3 para planejamento representam: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
           Não temos o 1/3 para planejamento. O Estado nos dá 1/5 e exige que o mesmo seja cumprido na escola, onde não temos infraestrutura, bibliotecas adequadas, computadores “utilizáveis”, dentre outras coisas necessários a um bom planejamento e aprimoramento. Como posso incentivar meu aluno a se interessar pela leitura se não temos bibliotecas adequadas? Como posso incentivá-los ao uso das TIC´S se nem eu, como professora, tenho acesso a um computador na escola com as configurações mínimas necessárias para uso e pesquisa? O governador constrói algumas escolas para apresentar na mídia como modelo, mas a maioria de nós trabalha em escolas que sinceramente, só por muito amor mesmo para resistirmos e não sairmos correndo a procura de vaga nas modelos “PROFISSIONAIS”.
           Os resultados do ENEM / 2010 podem atestar que esta greve não é o argumento para o fracasso do estudante de escola pública cearense no ENEM / 2011. Esse fracasso se dá ano a ano porque a rede privada se mostra mais eficaz. Será por que ela paga mais, o que automaticamente permite que o professor necessite trabalhar menos e manter uma boa qualidade de vida e um aperfeiçoamento constante de sua carreira? Se sim, então temos a certeza que o nosso querido governador quer o melhor para nós e por isso nos manda ir para a rede privada.
           Eu acredito na escola pública e por isso estou lá. Fui aluna de escola pública no ensino fundamental e médio, fui aprovada em uma universidade pública sem fazer cursinho preparatório e hoje leciono na escola onde concluí o ensino médio. Se eu não me deixei corromper pela miséria e pela violência da periferia, porque os políticos se corrompem tão facilmente pela riqueza e pelo poder? Arranquem, por favor, o nome SOCIALISMO, DEMOCRACIA ou TRABALHADORES de seus partidos, pois isso confunde a nós, simples mortais, que não conseguimos ver nada além de simples palavras distorcidas e ludibriadoras.
Karine Vieira
Texto produzido a partir de uma conversa com um aluno do 3º ano do ensino médio. 

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “DESABAFO DE UMA EDUCADORA

  1. Ridson

    é isso aí companheira karine. Temos que fazer a reflexão de que esta luta é também em defesa dos princípios de nossa prática como professores. Se lutar pelos direitos é algo irresponsável, errado, prejudicial…então a humanidade está fadada ao servilismo.

Comente, deixe aqui seu apoio ao nosso movimento